sexta-feira, 21 de abril de 2017




  Existe uma grande diferença entre tipologias textuais e gêneros textuais. Esses dois possuem suas próprias características e não devem ser confundidos apesar da grande ligação. Para sua diferenciação, siga abaixo os conceitos de cada um:

Tipologias textuais: 

  Designam uma sequência definida pela natureza linguística de sua composição, ou seja, aos conjuntos de traços linguísticos organizados cronologicamente que constituem o texto. Objetivamente, dizemos que o tipo textual é a forma como o texto apresenta-se. Esses tipos são:

  -Narração: Sua função é principalmente contar uma história, verdadeira ou não. Ela quase sempre está situada em tempo e espaço, com foco narrativo e personagens, contém desfecho e clímax. Os principais gêneros textuais que fazem parte deste tipo são: contos, romances, crônicas, fábulas, entre outras.

  -Descrição: Esse tipo textual tem como objetivo descrever as coisas, pessoas, lugares ou situações. Os principais gêneros textuais que fazem parte dele são: atas, guias de viagem, relatórios, pareceres, entre outros.

  -Injunção: São os textos que tem por finalidade instruir e orientar o leitor. Os principais gêneros que representam este tipo são: receitas, bulas, regulamentos, editais, entre outros.

 -Exposição: Esse tipo de texto tem como finalidade apresentar as informações sobre o objeto ou fato específico, enumerando suas características de modo claro e coesivo. Os principais gêneros são: reportagens, artigos científicos, seminários, entre outros.

  -Argumentação: Consiste no tipo textual que tem como finalidade defender uma opinião e convencer o interlocutor de algo, além de ser organizado essencialmente pela lógica. Os principais gêneros textuais são: Cartas de opinião, resenhas, ensaios, entre outros.


Gêneros textuais:

  São as diferentes linguagens textuais empregadas, tanto escritas quanto faladas.  Esses gêneros podem ser formais ou informais, tudo dependerá do momento e local em que ele será usado. Eles também são estruturas socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procurando atingir intenções comunicativas semelhantes e em situações específicas.
Alguns gêneros textuais e suas características são:

  -Diário: É escrito em linguagem informal, sempre consta a data e não há um destinatário específico. O objetivo desse gênero é guardar as lembranças e em alguns momentos desabafar.

  -Carta: Esta pode ser informal quando é destinada a algum amigo ou pessoa com quem se tem intimidade ou formal quando destinada a alguém mais culto ou que não se tenha intimidade. As cartas se iniciam com a data, em seguida vem a saudação, o corpo da carta e para finalizar a despedida.

  -Conto: É uma obra de ficção. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

 -Receita: É um texto instrucional permeado de descrições. O objetivo é instruir o leitor para preparar algo, geralmente uma comida. A estrutura também é fixa, apresentando na sequência: os ingredientes, o modo de preparo e o rendimento da receita.

  -Piada: É um gênero narrativo curto de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas.

 -Entrevista: É um gênero textual representado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o(s) entrevistado(s), para obter informações sobre ou do entrevistado, ou de algum outro assunto. 

  -Propaganda: Este gênero geralmente aparece na forma oral, diferente da maioria dos outros gêneros. Suas principais características são a linguagem argumentativa e expositiva, pois a intenção da propaganda é fazer com que o destinatário se interesse pelo produto da propaganda.

  -Charge: É um gênero textual narrativo onde se faz uma espécie de ilustração cômica, através de caricaturas, com o objetivo de realizar uma sátira, crítica ou comentário sobre algum acontecimento atual, em sua grande maioria.



Fonte: 
http://www.estudopratico.com.br/narrativa/
http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html
https://www.youtube.com/watch?v=w9oR0TncVSM&t=1s
https://www.youtube.com/watch?v=ytgQAHRHhgY

23 comentários:

  1. Parabéns o blog de vocês é bem completo e com ótimas explicações!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos colegas de curso, muito bem elaborado o blog de vocês. Adorei a forma de construção e o material, ficou bem explicado. Ainda há a questões da língua portuguesa como a variedade de interpretações de uma mesma palavra, o que muitas vezes nos coloca em situações engraçadas dependendo da região onde nos encontramos. Eline. Pólo São Sepé

    ResponderExcluir
  3. Parabéns , bem estruturado o blog de facil entendimento do conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto, é bem explicativo e o vídeo é de fácil compreensão. Parabéns ao grupo

    ResponderExcluir
  5. Ótimo trabalho, bem claro e objetivo. Adorei os vídeos, bem explicativos!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, bem interessante os vídeos boas explicações.

    ResponderExcluir
  7. Muito este blog. Fácil de acessar, entender, Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Bem organizado, ficou muito bom! Parabéns e sucesso

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso o trabalho de vocês!!De fácil compreensão,bem claro e objetivo!!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo trabalho,parabéns colegas!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo trabalho,parabéns colegas!!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns,trabalho bem explicativo!
    Pólo-Capão do Leão.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, exemplo de trabalho coeso e harmonioso em todos os tópicos.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo trabalho, parabéns a todos integrantes do grupo pelo empenho!

    ResponderExcluir
  15. Amei o blog de vocês, conteúdo muito bem elaborado e de fácil entendimento!!
    Jessica, polo piratini

    ResponderExcluir

AMBIGUIDADE OU ANFIBOLOGIA

         AMBIGUIDADE OU ANFIBOLOGIA Definição: Ambiguidade é tudo aquilo que pode ter mais de um sentido ou significado. A ambi...