Uma
coisa MUITO importante é ter uma boa capacidade de interpretação de textos.
Quem sabe ler bem já tem uma grande vantagem sobre os demais. Quando eu falo
“ler” quero dizer “ler e entender”, isto é, compreender completamente o que o
autor do texto quis comunicar.
É importante se ter em mente que um texto é formado por informações explícitas e implícitas. As informações explícitas são aquelas que o autor expressa no próprio texto, já as informações implícitas não estão diretamente presentes no texto, mas podem ser subentendidas.
É importante se ter em mente que um texto é formado por informações explícitas e implícitas. As informações explícitas são aquelas que o autor expressa no próprio texto, já as informações implícitas não estão diretamente presentes no texto, mas podem ser subentendidas.
Por
exemplo:
Maria
parou de tomar refrigerante.
A informação explícita é “Maria parou de tomar refrigerante”. Já informação implícita é (se Maria parou de tomar é porque) “Maria tomava refrigerante antes”. A informação explícita você tira do texto, já a implícita você extrai daquilo que você compreendeu do texto.
Outro
exemplo:
Felizmente,
Maria parou de tomar refrigerante.
A informação explícita é “Maria parou de tomar refrigerante”. A palavra “felizmente” indica que o autor tem uma opinião positiva sobre o fato – essa é a informação implícita.
Nos dois exemplos acima pudemos inferir informações a partir de um texto. Fazer uma inferência significa chegar a uma conclusão a partir de algo já conhecido. Saber fazer inferências é uma habilidade fundamental para a interpretação adequada de textos e de enunciados.
Exemplos de subentendidos:
1. Você vai a pé para casa tão tarde assim?
Subentendidos: Eu posso lhe dar uma carona ou é perigoso andar a
pé na rua a estas horas.
2. Em frente uma lanchonete, a filha
grita com a mãe:
– Olha aquele bolo que eu adoro, super
mother!
Está implícito o pedido para que a mãe compre o
bolo. Mas, se a filha quiser, pode desmentir essa dedução da mãe, pois se trata
de uma simples insinuação.
3.
Um jovem com um cigarro na mão dirige-se a outro e pergunta:
-
Você tem fogo?
Notem
que a pergunta feita subentende que
o jovem está pedindo ao outro um isqueiro ou coisa parecida para acender o
cigarro. Na realidade, está implícito o pedido: “Por favor, você poderia
acender o meu cigarro?”
Exemplos de pressupostos:
Exemplos de pressupostos:
1. O
concurseiro deixou de sair aos sábados para estudar mais.
(pressuposto:
o concurseiro saía todos os sábados.)
2. O
novo fiscal de rendas continua estudando para concursos.
(pressuposto:
o fiscal estudava antes de passar.)
3. A
espera dos candidatos pelo gabarito oficial acabou.
(pressuposto:
os candidatos estavam esperando o resultado.)
Referências:
https://www.seebfloripa.com.br/charges/codigo-de-barras/
https://blogdoafr.com/2017/03/04/charge-trabalhador-precoce/
https://youtu.be/bD2vzeJ1TmA
https://blogdoafr.com/2017/03/04/charge-trabalhador-precoce/
https://youtu.be/bD2vzeJ1TmA
Ótimo trabalho !!!
ResponderExcluirObrigada
ExcluirParabéns trabalho bem organizado, e de ótima leitura. Dando continuidade no conteúdo: Pressupostos são aquelas ideias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas na frase.
ResponderExcluirAtt: blog Despertando o Conhecimento
http://cursoadm2017.blogspot.com.br/
Aluna Janice Rodrigues
Que bom que gostou. Muito obrigada.
ExcluirMuito bom material!!
ResponderExcluirMuito obrigada
ExcluirMuito bom o conteúdo!
ResponderExcluirObrigada, que bom que gostou.
ExcluirParabéns de facil compreenção!!
ResponderExcluirObrigada pela visita no nosso blog. Abraço
ExcluirBem detalhado e de fácil compreensão, parabéns.
ResponderExcluirObrigada colega pela visita, que bom que gostou. Abraço
ExcluirÓtimo, parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirnao entendi a charge do código de barra , poderia me explicar ?
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